terça-feira, 24 de agosto de 2010

Óleos essenciais

Agora que já conhecemos o básico sobre óleos vegetais carreadores e óleos infusos, chegou a hora de saber mais sobre óleos essenciais.
Os óleos essenciais são, de certo modo, a "essência" da planta. Não se trata de um perfume, uma essência aromática, mas de uma seiva que contém os princípios ativos da planta.

Segundo a Wikipédia: Os óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas, constituindo matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. Essas substâncias orgânicas, puras e extremamente potentes são consideradas a alma da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas. Óleo essencial é uma mistura complexa de compostos orgânicos voláteis, com até centenas de constituintes distintos, extraídas por processos específicos de vegetais.

Por isso, considero incompleto o termo "Aromaterapia", uma vez que o aroma é apenas uma característica, dentre tantas, que o óleo essencial carrega.
Assim, um óleo essencial é uma substância bastante concentrada e que contém variados elementos, alguns com comprovada ação terapêutica.

Não devemos usar óleos essenciais puros. Eles sempre devem ser bastante diluídos, até que sua concentração final seja baixa o suficiente para não causar danos. Puros, eles podem levar a intoxicação, queimaduras, desmaios e até uma parada cardíaca.
Antes de usar os óleos essenciais, deve-se levar em conta o efeito esperado, o tipo de óleo carreador a ser usado, a concentração, e se o paciente ou cliente é criança. A maioria dos óleos essenciais deve ser evitada por gestantes. Pacientes idosos ou com distúrbios e doenças anteriores devem consultar um especialista e jamais fazer uso dos óleos essenciais por conta própria. Ao usar estes óleos em animais domésticos, jamais aplique perto dos olhos, mucosas e feridas abertas.
Os óleos essenciais são apenas para uso tópico. Poucos terapeutas recomendam o uso interno destes óleos, e somente em circunstâncias especiais. Neste blog, falaremos apenas do uso tópico dos óleos com fins cosméticos.

Desde os primórdios da humanidade, os óleos essenciais são extraídos por alguns povos que dominaram a técnica de cultivo e estração. Alguns eram vendidos a peso de ouro, outros valiam até mais que isso. Um exemplo é o óleo essencial da Rosa Damascena. São necessárias 5 toneladas de pétalas para produzir um litro do óleo essencial. Além disso, a técnica de obtenção deste óleo não é a mesma dos óleos mais comuns. Por isso ele é raro e até hoje, muito caro.
A vantagem é que não precisamos usar litros e litros de óleo essencial para obter resultados. Apenas algumas gotas já bastam para produzir unguentos e óleos de massagem bastante eficazes e aromáticos.
É importante que os óleos utilizados sejam puros, de procedência, 100% naturais. Óleos adulterados e essências sintéticas não têm os mesmos efeitos que os óleos essenciais.
Os O.E. mais comuns e seus efeitos são:

Canela - Estimulante, afrodisíaco, antisséptico, anti-estresse, ajuda a combater gripes e resfriados.
Não deve ser usado no rosto, e deve-se diluir muito bem.

Lavanda: Combate a insônia, a depressão, tensão e cansaço. Tem ação curativa sobre as queimaduras. É antiinflamatória e cicatrizante. É um desestimulante sexual. Melhora a textura tanto da pele oleosa como da pele seca.

Patchouli - Dá brilho ao cabelo. É antifúngico, bactericida e ajuda a combater infecções.
Bastante aromático, usado tanto para tratamentos como para aromatizar ambientes.

Tea-tree - É usado para vários tipos de problemas: acne, micoses de unha, eczemas, picadas de inseto, seborreia, odores da transpiração.
Tem ação bactericida, cicatrizante, imunoestimulante, antiviral e antiinflamatória.
Jamais deve ser usado em caso de hipertensão e epilepsia.

Vetiver - De aroma intenso, acre e terroso, pode ser desagradável para algumas pessoas. Melhora o estado de ânimo, é relaxante, combate o estresse e a tensão muscular. É considerado afrodisíaco em algumas regiões. Ajuda a combater o envelhecimento da pele, é umectante e antisséptico. Seu aroma é duradouro.

Ylang-ylang - Ajuda a baixar a pressão sanguínea. Alegra, melhora o ânimo e acalma o ambiente. Também tem fama de ser afrodisíaco. Seu aroma é doce e confortável. Age como sedativo suave e calmante. Costuma ser usado em produtos para cabelo, por sua ação amaciante - confere brilho e sedosidade aos fios, e ajuda a combater a caspa.

Estes são óleos essenciais comuns e que podem ser encontrados em boas casas de produtos naturais. O preço varia, conforme a raridade do O.E., origem, procedência, etc.
Os óleos sempre devem ser conservados em frascos de vidro escuro (azul cobalto ou âmbar), nunca em vidros transparentes. O sol e a luz artificial degradam o O.E., acabando com algumas de suas características ou alterando o cheiro.
A diluição dos óleos essenciais geralmente é de 2% (dois ml de Óleo essencial para cada 100ml de óleo carreador). Para crianças e idosos, geralmente usa-se a concentração de 1%.

O óleo essencial puro pode ser utilizado no aromatizador doméstico (pratinho de cerâmica sobre a chama de uma vela, para espalhar o aroma). Para uso tópico e sprays de ambiente, costumam sempre ser diluídos.
Se vai usar um óleo essencial sobre a pele, é preciso estudar antes qual o melhor óleo carreador a ser utilizado em cada caso. Consulte aqui os tipos de óleos e a ação esperada de cada um.
Lembre-se: caso tenha dúvidas, consulte um aromaterapeuta.
Se pretende produzir seus próprios cosméticos aromaterapêuticos, comece com fórmulas prontas, dadas por especialistas, e só passe a formular seus próprios produtos quando já tiver algum conhecimento de aromaterapia.

As dicas e informações contidas neste blog não substituem a ajuda profissional e não têm intenção de diagnosticar ou curar. O uso destas informações é de responsabilidade do leitor.

Seguem abaixo algumas fórmulas fáceis para uso doméstico:

Óleo capilar
10 ml de óleo de girassol
10 ml de aziete de oliva extra-virgem
4 gotas de óleo essencial de vetiver
4 gotas de óleo essencial de ylang-ylang

Misture os óleos e deixe repousar no vidro até o dia seguinte. Aplique nos cabelos antes de lavar. Deixe agir por vinte minutos a meia-hora. Lave como de costume. Se preferir, passe nos cabelos antes de dormir e lave na manhã seguinte.

Óleo corporal
20 ml de óleo de girassol
30 ml de óleo de palma (dendê)
50 ml de óleo de amêndoas doces
1 ml de óleo essencial de lavanda
8 gotas de óleo essencial de patchouli

Misture os óleos e deixe repousar até o dia seguinte. O óleo resultante terá coloração amarelada, por causa do dendê. Ao passar no corpo, massageie bem e espere alguns minutos antes de se vestir. Este óleo hidrata a pele, combate o ressecamento do inverno e queimaduras de sol.

Óleo para a área dos olhos
20 ml de óleo de macadâmia
2 gotas de óleo essencial de lavanda
1 gota de óleo essencial de ylang-ylang

Massageie nas pálpebras antes de dormir. Hidrata a pele e combate o envelhecimento precoce.

Óleo anti-estresse
10 ml de óleo de amêndoas doces
5 gotas de óleo essencial de canela
1 gota de óleo essencial de vetiver

Aplique esta mistura nos pulsos e nas palmas das mãos quando se sentir estressado e esgotado. Tem ação estimulante, melhora a concentração e dá ânimo. Ajuda a combater ansiedade antes de viagens e decisões importantes.

Antimicótico
5 ml de óleo de girassol
10 gotas de óleo essencial de tea-tree

Embora esta mistura tenha uma concentração bem mais alta de óleo essencial, ainda é segura para passar na pele. Deve ser aplicada somente no local da micose, após a limpeza do local. Passe com um cotonete três vezes ao dia.

Existem muitas outras fórmulas úteis em vários sites na Internet. Nossa intenção é somente dar uma ideia do imenso potencial destes oleozinhos maravilhosos. A ação destes produtos é tão eficaz, que logo não haverá necessidade de comprar produtos caros de grandes indústrias de cosméticos.

Uma pequena curiosidade histórica: Na antiguidade, os óleos essenciais e unguentos faziam parte do salário de alguns pofissionais (artesãos, soldados, dançarinos da corte, etc.).
Alguns artífices se recusavam a trabalhar se não recebessem óleos, pois era com eles que curavam-se das feridas e dores nas juntas e nas costas depois de um longo dia de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário